sexta-feira, janeiro 1

Troféu Caldas Júnior - 100 anos de Futebol em Porto Alegre

Equipes Participantes:


Esporte Clube ACADEMIA DO MORRO -  Porto Alegre
CLARÃO DA LUA Futebol Clube - Porto Alegre

Jogo único:
07.09.2003 - Estádio Ramiro Souto (Parque Farroupilha) -  Academia do Morro 2 X 2 Clarão da Lua
(3X4 nos pênaltis)
Gols: Miro (2) para a Academia do Morro e  Nico e Cachorrão para o Clarão da Lua

Campeão: Clarão da Lua Futebol Clube
Vice: Esporte Clube Academia do Morro

     No feriado de Sete de Setembro de 2003, para comemorar cem anos da primeira partida de futebol em Porto Alegre, a prefeitura municipal e a extinta empresa jornalística Caldas Júnior, resolveram fazer um jogo comemorativo entre o então campeão municipal de futebol, o EC Academia do Morro e o clube mais antigo na época em atividade, o Clarão da Lua FC.

Reportagem do Jornal Correio do Povo sobre a festividade:

     O Clarão da Lua conquistou o título do jogo dos cem anos de futebol em Porto Alegre ao vencer o Academia do Morro nos pênaltis, hoje pela manhã, 7, no Ramiro Souto (Parque Farroupilha). Depois de um empate em dois a dois no tempo normal, foram necessários sete arremessos de tiro livre direto para cada equipe. Assim o Clarão da Lua venceu o Academia do Morro e levou para sua sede o troféu Caldas Júnior-100 anos de Futebol. O Academia, que é atual campeão do Municipal de Várzea e também da Copa dos Campeões, vencia o jogo por dois a zero, com dois gols do atacante Miro. Mas, no segundo tempo, o Clarão da Lua, time amador mais antigo em atividade da Capital (fundado em 8 de dezembro de 1945) empatou o jogo, com gols de Nico e Cachorrão. A Prefeitura pretende inserir o jogo no calendário de eventos da cidade.
     "O título é importante para o Clarão da Lua e também para todos aqueles que  jogam futebol de várzea, porque marca uma data histórica e valoriza o esporte praticado por amadores, que deve ser mais divulgado", comemorou o técnico Eduardo Vargas,  do Clarão da Lua. Na preliminar, a equipe da Udinese, da Restinga, venceu o Esporte Clube Cidadão (equipe do Dunga, ex-jogador de futebol
e tetra-campeão mundial) conquistou o troféu Caldas Júnior-100 anos de Futebol, na categoria mirim. O gol da equipe da Restinga, que participa do programa Em Cada Campo Uma Escolinha, desenvolvido pela Prefeitura, foi marcado por Deivison, aos 19 minutos do primeiro tempo.
     O prefeito João Verle deu ponta-pé inicial ao jogo histórico. "É um jogo importante e resgata a história do futebol na nossa cidade". A secretária Rejane Penna Rodrigues afirmou que a Prefeitura vem democratizando o esporte em Porto Alegre, investindo nos espaços e áreas públicas de lazer e melhorando a infraestrutura nestes locais". O evento, promovido pela Prefeitura em parceria
com a Empresa Jornalística Caldas Júnior, marcou a realização da primeira partida de futebol na Capital, no dia 7 de setembro de 1903. Nesta data, a equipe do Sport Club Rio Grande, o mais antigo clube de futebol em atividade do país, foi convidada a realizar uma partida demonstrativa em Porto Alegre. Chegaram na cidade de barco a vapor e foram recepcionados por centenas de pessoas. No dia 7 de setembro de 1903 participaram de um jogo nos Campos da Redenção.
     O jornal Correio do Povo fez a primeira cobertura de futebol em Porto Alegre. A matéria com o título FOOT-BALL destacou "...os grupos denominados Cores e Brancos, começaram a luta renhida do foot-ball.. E a bola do violento jogo não teve mais um momento de descanso: com os pés, ou com as cabeças dos jogadores, era ella arremessada a grandes distâncias, dando a luta ampla margem a episódios interessantes...."O texto foi publicado no livro Futebol e Identidade Social - Uma leitura antropológica das rivalidades entre torcedores e clubes, de Arlei Sander Damo. Uma semana depois, a influência deste evento, que mostrava para a sociedade um novo esporte, fez nascer um dos principais clubes de futebol, o Grêmio Football Porto Alegrense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário